A ADENE e o Turismo de Portugal realizaram um estudo sobre a Mobilidade Sustentável no Setor do Turismo, enquadrado no Plano Turismo +Sustentável 20-23, que prevê a realização de uma análise sobre a certificação energética de frotas de empresas turísticas, centrada no sistema MOVE+ da ADENE.
Este estudo visa identificar oportunidades e recomendações para melhorar as práticas de mobilidade sustentável dos empreendimentos em Portugal, tendo por base as práticas atuais no setor turístico no que concerne à mobilidade e o potencial de melhoria identificado através da aplicação da metodologia de classificação do MOVE+.
Principais conclusões do estudo
As frotas dos empreendimentos turísticos têm um potencial de eletrificação de 23%, com a tecnologia existente atualmente, sendo a sua taxa de eletrificação atual de apenas 9%.
O aumento da eletrificação aliado à implementação de medidas de eficiência energética das frotas, valorizadas no MOVE+, tais como a manutenção adequada dos pneus e a formação em eco-condução, permitem uma redução de 13% das emissões de CO2 de âmbito 1 (emissões diretas associadas à frota) do setor.
Ao considerarem critérios de eficiência energética das frotas na contratação de serviços, como a valorização da classificação MOVE+ “A” ou “A+” e a utilização de meios de mobilidade mais sustentáveis, o setor do turismo pode ainda reduzir as suas emissões de CO2 de âmbito 3 (emissões indiretas) em 34%.
Metas propostas para 2030
Face aos resultados do estudo, propõe-se a eletrificação de pelo menos 30% das viaturas das frotas dos empreendimentos, bem como o aumento dos postos de carregamento de viaturas elétricas. Sugere-se ainda a adoção de critérios de eficiência energética das frotas em 50% dos contratos de aquisição de bens e serviços que envolvam mobilidade e a redução de 40% das emissões específicas de CO2 de âmbito 1 do setor, associadas às frotas dos empreendimentos.
A ADENE reforça assim a importância do MOVE+ para a melhoria contínua das frotas, a sua relevância como referencial para a avaliação da sustentabilidade das frotas e o papel que pode desempenhar na monitorização das metas de eficiência na mobilidade no país.
Para avaliar a evolução do setor, a ADENE lançou um novo questionário sobre a mobilidade no setor do turismo, dirigido a todos os empreendimentos turísticos e alojamento local.