CLASSIFICAÇÃO MOVE+
O MOVE+ é um sistema de avaliação e classificação do desempenho energético de frotas automóveis, criado pela ADENE para promover a mobilidade eficiente. Para além de classificar a frota, o MOVE+ permite também identificar oportunidades de poupança de combustível (redução de custos) e de minimização de impacte ambiental através de uma gestão otimizada da frota.
Atualmente, o MOVE+ aplica-se a frotas de veículos ligeiros, normalmente com mais de 10 viaturas, a frotas de veículos pesados de mercadorias e a frotas de veículos pesados de passageiros. No futuro, o conceito de MOVE+ será alargado a outras dimensões de mobilidade para além das frotas.
Através de auditorias periódicas com a metodologia MOVE+, avaliando as práticas de gestão das viaturas, dos condutores, da manutenção, da operação e dos consumos da frota. Os resultados são utilizados para emitir uma classificação de desempenho energético da frota, onde é atribuída uma classe de desempenho entre e F (menos eficiente) a A+ (mais eficiente) e identificadas as oportunidades de melhoria de desempenho.
A metodologia MOVE+ promove a melhoria do desempenho energético com base em ciclos anuais. Para isso, são avaliadas as práticas adotadas e resultados alcançados nos 12 meses anteriores à auditoria, bem como o que está planeado para os 12 meses seguintes, sempre suportado por evidências documentais concretas. Como tal, a classificação tem validade de um ano e deve ser renovada / atualizada recorrendo a nova auditoria.
As entidades com classificação MOVE+ estão elencadas no Portal MOVE+, onde pode inclusive ver a primeira página do respetivo certificado.
Basta consultar a lista de auditores e empresas MOVE+ reconhecidos, pedir propostas comerciais a uma ou mais dessas entidades e escolher a mais adequada para prestar o serviço. A ADENE não faz auditorias nem emite classificações, focando a sua atividade na gestão do sistema (incluindo a verificação da qualidade das classificações emitidas).
A emissão é sempre feita técnicos Auditores de Frota MOVE+, devidamente qualificados e reconhecidos pela ADENE. Estes técnicos podem atuar em nome individual ou através de empresas ou outras entidades, desde que reconhecidas para atuar no âmbito do sistema MOVE+ (cumprindo com determinados requisitos).
O sistema reconhece também Gestores de Frota MOVE+, os quais podem (e devem) ser agentes ativos no processo de classificação da frota na(s) entidade(s) em que atuam, colaborando com o Auditor de Frota MOVE+. Ao estarem familiarizados com a metodologia MOVE+, os gestores podem atuar no sentido de otimizar as práticas adotadas com influência no desempenho da frota e assim preparar melhor a organização onde colaboram para a auditoria de classificação.
Mediante pedido de reconhecimento junto da ADENE, evidenciando o cumprimento cumulativo dos seguintes requisitos de formação e experiência:
- Formação académica: licenciatura, preferencialmente nas áreas de engenharia, economia, gestão ou similar e frequência com sucesso da formação específica MOVE+ (componentes teórica e prática).
- Experiência profissional: três (3) anos em gestão operacional de frotas e/ou de condutores (ou, em alternativa, em três anos de auditorias RGCEST, SGCIE, ISO 9001, ISO14001 e ISO50001 ou similar).
Mediante avaliação curricular, a ADENE poderá atribuir a qualificação de Auditor de Frota MOVE+ a outros profissionais que, após concluírem com sucesso as componentes teórica e prática do Curso de Auditores e Gestores de Frota MOVE+, evidenciem dispor de competência e experiência adequadas ao exercício da função.
Através de reconhecimento automático pela ADENE, após frequência do curso de formação específica MOVE+, e mediante evidência do cumprimento cumulativo dos seguintes requisitos de formação e experiência:
- Formação académica: 12º ano ou equivalente (ou, em alternativa, três (3) anos de experiência em gestão operacional de frotas e/ou de condutores) e frequência com sucesso da componente teórica da formação específica MOVE+;
- Experiência profissional: experiência em inspeções técnicas ou em gestão de frotas, gestão de condutores ou gestão da qualidade, segurança, ambiente ou energia.
Mediante avaliação curricular, a ADENE poderá atribuir a qualificação de Gestor de Frota MOVE+ a outros profissionais que, após concluírem com sucesso a componente teórica do Curso de Auditores e Gestores de Frota MOVE+, evidenciem dispor de competência e experiência adequadas ao exercício da função.
O valor da classificação MOVE+ varia de caso para caso e decorre da soma dos custos de:
- Auditoria, obtidos em condições de mercado (melhor proposta) para a situação específica da frota e pago diretamente à entidade auditora (técnico ou empresa);
- Emissão inicial do certificado no Portal MOVE+, 900€ pago à ADENE diretamente ou indiretamente através da entidade auditora;
- Atualização do certificado no Portal MOVE+, 450€ pago à ADENE diretamente ou indiretamente através da entidade auditora.
O curso de “Auditores e Gestores de Frota MOVE+” proporciona a formação específica necessária para atuação no âmbito do sistema de avaliação e classificação energética de frotas automóveis MOVE+ Frotas. A estrutura do curso envolve:
- Componente teórica: duração de 12 horas, orientada para a aplicação da metodologia de auditoria e de classificação MOVE+ Frotas, acompanhada de exercícios de avaliação de conhecimentos adquiridos;
- Componente prática: duração de 4 horas, com acompanhamento de uma auditoria MOVE+ organizada e preparada pelo formando (em data à sua escolha, no prazo máximo de 6 meses ano após o dia teórico) sobre uma frota angariada pelo próprio e da qual deverá resultar, após validação pela ADENE, a emissão da respetiva classificação energética e relatório de auditoria (a formação apenas é concluída após a emissão da classificação).
Esta formação é realizada exclusivamente pela Academia ADENE. Para conhecer o calendário de cursos previstos, o preço atualizado e demais condições, consulte academia.adene.pt.